Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    50% dos clientes de banda larga fixa pediram reparo ao longo de 6 meses

    Pesquisa da Anatel mostra avaliação dos serviços de telecomunicações.
    Tempo de espera para falar com atendente está entre principais queixas.

    Fonte: ANATEL/G1-SP

    Pesquisa divulgada nesta terça-feira (29) pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) revela que um número expressivo de clientes de serviço de telefonia ou banda larga precisaram contatar a prestadora ao longo de um período de 6 meses para resolver problemas de cobrança ou de funcionamento. Entre os consumidores de banda larga fixa, o percentual daqueles que solicitaram reparo chegou a 50,3%.

    O levantamento mediu a satisfação e a qualidade percebida pelos consumidores dos serviços de telefonia fixa, banda larga fixa e telefonia móvel pré e pós-paga em todo o Brasil.

    A banda larga foi o serviço pior avaliado em nível nacional, com nota 6,58 (em uma escala de 0 a 10), seguida pela telefonia pré-paga, como nota 6,62. A pós-paga recebeu nota 6,72 e a telefonia fixa, 6,97. Em abril, a Anatel divulgará os dados da pesquisa sobre TV por assinatura.

    As notas atribuídas à capacidade de resolução de problemas na prestação dos serviços e ao atendimento telefônico são sensivelmente piores que as atribuídas à qualidade e ao funcionamento dos serviços.

    Segundo a pesquisa, os aspectos que receberam avaliações mais negativas estão ligados ao tempo de espera para falar com o atendente e à capacidade de resolver os problemas e demandas dos consumidores.

    Os dados foram coletados em mais de 150 mil entrevistas telefônicas realizadas com consumidores no segundo semestre de 2015. Segundo a Anatel, por conta de mudanças metodológicas, a pesquisa não pode ser comparada com às pesquisas de anos anteriores.

    Telefonia fixa e móvel
    Entre os clientes de telefonia fixa, 43,3% disseram que entraram em contato com a operadora nos últimos 6 meses para resolver problema de cobrança e 35,9% para solicitar reparo.

    Entre os usuários de celular pós-pago, 38,6% contataram a operadora para resolver problema de cobrança e 35,8% para alterar o plano. Entre os clientes de plano pré-pago, 32,5% procuraram a empresa para resolver problema na internet 3G ou 4G e 30% para resolver problema de recarga.

    Avaliação por estado
    Os dados completos da pesquisa estão disponíveis para consulta no site da Anatel e permitem aos consumidores conhecer quais são as empresas mais bem avaliadas em seus estados.

    Segundo a Anatel, as prestadoras com menores operações (em número de consumidores e abrangência geográfica) em geral são melhor avaliadas.

    • Publicações488
    • Seguidores601863
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações45
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/50-dos-clientes-de-banda-larga-fixa-pediram-reparo-ao-longo-de-6-meses/372609504

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)